O espírito do "que caminha pelas matas", em nós habita. Que haja fôlego e disposição.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lista de Equipamentos Básicos Para Incursão de 3 Dias na Selva

Para uma campanha de 3 dias em mata ou selva, é necessário levar alguns utensílios básicos para tarefas gerais, tais como os intrumentos para exploração dos atributos do local,  além de alguma provisão alimentícia para que não se sofra algum tipo de injúria. Deixo claro aqui que, além da lista ser para uma perspectiva de um indivíduo, a mesma aplica-se apenas ao que diz de um estado consensual de expedição. Certamente, na ocorrência de uma adversidade, salvo um ou putro utensílio desta lista, será encontrado. Atenção pois, a lista descrita abaixo, deve ser usada apenas por pessoas inexperientes nas práticas de acampamento em ambiente hostil. Serve apenas como recurso para uma introdução ao universo das aventuras na natureza selvagem.

- UTENSÍLIOS DE ACAMPAMENTO

1 Mochila 50l
1 lona 2mx2m
6m de corda 5mm (cortado em 4 partes de 1,5m)
2m de corda 10mm
1 faca tipo caçador (aprox. 15cm/20cm)
1 canivete multifunções
1 facão 18" ou 1 serra de poda 12"
6 Caixas de Leite vazias para cozer alimentos
1 garfo
1 faca
1 colher
1 prato de alumínio

- PESCA (linhada)

10 anzóis pequenos
10 anzóis médio
10 anzóis grande
10 bóias  de diversos tamnhos
10 chumbadas de diversos pesos
1 tela de 1mx1m (no caso de pequenos manaciais onde habitam pequenos peixes)

A preocupação quanto à iscas utilizadas é quase nula, em vistra que no mato, haverão inúmeras possiblidades de banquetes, para o que será mais tarde, sua refeição.

- PRIMEIROS SOCORROS

1 pacote de gaze
1 rolo de esparadrapo
100ml de Iodo

- PROVISÕES ALIMENTÍCIAS

300g de proteína de soja texturizada
600g de arroz
3 seletas de legumes
300ml de mel
sal
-VESTUÁRIO*
1 calça de tecido resistente (brim, etc...)
1 calça de tecido sintético (tactel)
2 pares de meias
2 pares de roupas íntimas
1 coturno de couro com solado para qualquer ambiente

* caso de incursão no inverno, acrescentar à lista 1 touca de lã, além de, 1 par de luvas, 2 agasalhos para o clima frio.




Para que não haja problemáticas quanto à qualquer aventualidade que ocorra, escolha sempre um local onde o mesmo, possa lhe prover recursos, tal como águal potável e caça/pesca. Se lhe for permitido, busque suas provisões do que a natureza lhe proporciona. Detalhei, apenas a PESCA como técnica de se obter alimento, pois é milenar e de conhecimento comum, além de que, se o ambiente é propício, a facilidade com que se mostrará obter peixes, será muito maior do que caçar um roedor, ou alguma ave.  
Caso tenha problemas, principalmente quanto á qualidade da água onde você está, procure assim, um ambiente onde, há não muitos quilômetros de dustância, possa haver um vilarejo, ou até mesmo um posto de fiscalização da polícia ou de outro órgão governamental. Nesses lugares, a água tende à ser mais tratada do que dentro da mata.
Outro indicador básico, é ter um conhecimento prévio do ambiente onde pretende aventurar-se. Adentrar matas desconhecidas, pode acarretar sérios problemas para o indivíduo. Estude sobre plantas que tem atributos curativos, pois as mesmas, poderão ajudar-lhe caso se machuque. Lembre-se, a planta "babosa" tem princípios muito curativos e cicatrizantes, além de ser encontrada com facilidade nas matas brasileiras.

RESPEITE AS REGRAS VIGENTES PARA QUALQUER INCURSÃO NA MATA. MESMO NOS PARQUES ECOLÓGICOS, COMO EM GRANDES PRADARIAS PARTICULARES.



CASO ALGO GRAVE ACONTEÇA, RETORNE E PROCURE SOCORRO. 


SE VOCÊ TIVER UM CELULAR COM BOA AUTONOMIA DE ENERGIA DE BATERIA LEVE-O CONSIGO, ALÉM DE DOCUMENTAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO (Uma embalagem hermeticamente fechada, ajudará para que estes pertences não sejam prejudicados caso molhe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário