O espírito do "que caminha pelas matas", em nós habita. Que haja fôlego e disposição.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Plantas Silvestres Comestíveis






NOTA – Essa especialidade necessita de um instrutor conhecedor a fundo do assunto, que possa mostrar na prática tudo o que é pedido, para que o desbravador aprenda o que comer quando em dificuldade.

1. Fotografar, reunir fotos ou desenhar quinze plantas silvestres comestíveis. Identificar cada planta na natureza.

2. Identificar, na natureza, cinco árvores e cinco trepadeiras que têm partes comestíveis.
NOTA – Algumas árvores apresentam casca comestível, bulbo, talos, sementes, tubérculos e frutos que podem servir de alimento. A palmeira tem o palmito em seu interior.

3. Identificar, preparar e comer cinco tipos de frutas silvestres, três tipos de bebidas, três plantas de saladas, três plantas de saladas, três hortaliças ou ervas e duas raízes ou tubérculos.
NOTA – Existem mais de 30.000 espécies de plantas silvestres comestíveis. Algumas frutas silvestres que podem ser encontradas com facilidade são: amora, banana-da-terra, mamão e manga. Todas as frutas encontradas são, em geral, boas para a alimentação. As bebidas podem ser: água-de-coco, suco de alguma fruta e garapa da cana-de-açúcar. Para a salada podemos preparar alface, couve ou folhas não amargas. Das hortaliças, podemos fazer sopas com vagens, cenouras e feijões. As raízes ou tubérculos comestíveis, se destacam a mandioca e o inhame.

4. Demonstrar a preparação de alimentos silvestres em cada uma das maneiras a seguir:
a. ferver – frutas (estas também podem ser comidas cruas, em sua maioria).
b. tostar – alimentos já fervidos ou cozidos podem ser tostados para diversificar o sabor.
c. fritar – tubérculos, como a mandioca e o inhame.
d. assar – grãos e sementes em geral.

5. Demonstrar como preparar quatro porções de algodãozinho do campo (asxlépia) ou hemorocale para comer.
NOTA – O Algodãozinho-do-campo (Asclepias curassavica) provém da região nordeste, em climas de caatinga e mata de altitude, por esse motivo pode ser meio difícil de encontrar. No entanto, o item pede que sejam preparadas as porções e o candidato à especialidade deve encontrar um meio ou substituição.

6. Explicar como identificar três fungos comestíveis e como identificar os cogumelos venenosos.
NOTA – Identifique na prática. Temos algumas dicas: Agárico, políporo e amonita são fungos que podem ser digeridos sem problemas. Mas há fungos venenosos, como o trichosporos que forma filetes pretos nas árvores, o cândida que tem cor esbranquiçada e o ostilago que produz uma espécie de carvão nas gramíneas.

7. Qual raiz de planta pode ser seca e moída para se fazer farinha?
Mandioca.

8. Conhecer pelo menos oito famílias que têm plantas venenosas ou duvidosas.
Essas são algumas plantas que causam os principais casos de intoxicação na região de São Paulo: Saia-branca, mandioca-braba, pinhão-paraguaio, mamona, comigo-ninguém-pode, joá, espirradeira, oficial-de-sala, giesta e chapéu-de-napoleão.

9. Qual é a principal regra para determinar se uma planta é comestível?
Um alimento amargo não deve ser ingerido. Não coma nenhum alimento estranho sem antes prova-lo. Cozinhe, coloque um pouco na boca, mastigue. Se o gosto for desagradável ou amargo, é um guia seguro de que não deve ser ingerido. Outros fatores ajudam a distinguir também: se o alimento tiver partes cabeludas também não poderá ser ingerido.




fonte: www.especialidades.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário