O espírito do "que caminha pelas matas", em nós habita. Que haja fôlego e disposição.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Imperativo Categórico?

Manipulando ou Manipulados?


Hoje vivemos em um mundo em que as teorias suplantam as práticas.


Cerceados de canetas, mouses, teclados. Muito se fala da Natureza como um bem-comum, Nossa Responsabilidade, como Seres Pensantes, na mudança de atitude em relação à Economia (quando falo em Economia, me refiro à Gestão do ambiente em que vivemos), o Meio–Ambiente e sua Preservação para a posteridade.
É fato que muitas de nossas crianças e jovens tem torrentes de informação à respeito do aquecimento global ou de como acontece a subida de água da raiz de uma árvore até a sua copa entre outros assuntos tratados em Ciências e Biologia. Porém o ponto de vista prático muito pouco se leva em conta. Reproduz-se o conteúdo através de modelos que explicam determinado fenômeno – por vezes esses modelos didáticos, perdem o sentido devido à mecanização dialógica do processo de aprendizagem- e não se pode vivenciá-lo.
A visão de um Jardim ou Bosque como imenso laboratório de Ciências, em que ocorrem á todo momento transformações químicas e biológicas, reprodução de organismos vivos, espécies in loco, tipos de habitat e outras inúmeras observações que poderiam elucidar muitas questões ainda obscuras na mente dos alunos, pode imprimir no discente um sentimento de ligação com o Natural - Não é à toa que quando crianças ou mesmo adultos, quando nos pedem para fazer um desenhar livre, a maioria das vezes estamos inclinados à desenhar árvores, florestas, passarinhos, casas bucólicas, sol e céu azul, acredito que isto aconteça por sermos seres Naturais e ligados à natureza e apesar de nos acharmos modernos macacos com celulares nas mãos, algo dentro de nós clama pelo retorno ao ambiente original. – e ainda suscitar de forma concreta a responsabilidade econômica na mente de muitos jovens.
Infelizmente as escolas ainda sofrem com a falta de recursos humanos e infra-estrutura para que seja implantada tal medida de ensino. Enquanto isso a Biologia, à medida que avança, é cada vez mais odiada pelos alunos, devido à complexa nomenclatura e em detrimento da ausência de metodologias que colaborem para a correta compreensão dos fenômenos, perdemos a curiosidade epistemológica de um aluno, que poderia ter uma visão menos centrada em seu ego e mais fraterna com relação ao seu meio sócio-ambiental.
(U?)topicamente, as escolas tentam implantar projetos de Educação Ambiental, mas ainda parece um pouco teórico visto que a discussão mais acalorada começou na década de 80. Desta forma vê-se tomar corpo uma nova maneira de ensinar, também visto o pensamento dos conteúdos escolares trabalhados de modo Transversal, ou seja, as disciplinas ( Física, Matemática, Biologia e etc..) seriam trabalhadas de forma à interagir umas com as outras, tornando as aulas muito mais dinâmicas, com conteúdos muito mais relevantes e eficiência de ensino-aprendizagem muito maior.



Hoje o mundo pertence ao amanhã.



As desordens em nosso planeta sempre são seguidas de uma ordem, seja ela Física, Biológica ou Social. De acordo com Edgar Morin e a Teoria da Complexidade, a Vida, a Terra obedece a um sistema:

Ordem;
Desordem;
Interação;
Reorganização;


Não é preciso saber da Teoria da Complexidade para entender que o clima na Terra está mudando. As Sociedades estão mudando. Estamos caminhando dia-a-dia para a Desordem. Porém não podemos ter falas fatalistas tais como: “A vida é assim mesmo”, “Isto é o que Deus quer” entre outras. Somos condicionados e não determinados, e isto implica
a participação dos indivíduos não como meros in-divíduos, indivisíveis, mas sim com a grandeza da Pessoa, de um ser natural que caminha e mede o mundo que se apresenta aos seus olhos, que tenta entender o caos, tenta organizar e categorizar coisas com sua mente e deste modo transcende.


A Vida é um fluxo unidirecional de energia que caminha evolutivamente e assim para a perfeição infinita. A Energia que explode em nossos sentidos ao entrar em contato com a natureza é uma experiência espiritual que deve ser levada em conta para a completa emancipação do indivíduo.




ESTE TEXTO FORA ESCRITO PELO NOSSO SEGUIDOR E COLABORADOR WILSON.

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