Manipulando ou Manipulados?
Hoje vivemos em um mundo em que as teorias suplantam as práticas.
Cerceados de canetas, mouses, teclados. Muito se fala da Natureza como um bem-comum, Nossa Responsabilidade, como Seres Pensantes, na mudança de atitude em relação à Economia (quando falo em Economia, me refiro à Gestão do ambiente em que vivemos), o Meio–Ambiente e sua Preservação para a posteridade.
É fato que muitas de nossas crianças e jovens tem torrentes de informação à respeito do aquecimento global ou de como acontece a subida de água da raiz de uma árvore até a sua copa entre outros assuntos tratados em Ciências e Biologia. Porém o ponto de vista prático muito pouco se leva em conta. Reproduz-se o conteúdo através de modelos que explicam determinado fenômeno – por vezes esses modelos didáticos, perdem o sentido devido à mecanização dialógica do processo de aprendizagem- e não se pode vivenciá-lo.
A visão de um Jardim ou Bosque como imenso laboratório de Ciências, em que ocorrem á todo momento transformações químicas e biológicas, reprodução de organismos vivos, espécies in loco, tipos de habitat e outras inúmeras observações que poderiam elucidar muitas questões ainda obscuras na mente dos alunos, pode imprimir no discente um sentimento de ligação com o Natural - Não é à toa que quando crianças ou mesmo adultos, quando nos pedem para fazer um desenhar livre, a maioria das vezes estamos inclinados à desenhar árvores, florestas, passarinhos, casas bucólicas, sol e céu azul, acredito que isto aconteça por sermos seres Naturais e ligados à natureza e apesar de nos acharmos modernos macacos com celulares nas mãos, algo dentro de nós clama pelo retorno ao ambiente original. – e ainda suscitar de forma concreta a responsabilidade econômica na mente de muitos jovens.
Infelizmente as escolas ainda sofrem com a falta de recursos humanos e infra-estrutura para que seja implantada tal medida de ensino. Enquanto isso a Biologia, à medida que avança, é cada vez mais odiada pelos alunos, devido à complexa nomenclatura e em detrimento da ausência de metodologias que colaborem para a correta compreensão dos fenômenos, perdemos a curiosidade epistemológica de um aluno, que poderia ter uma visão menos centrada em seu ego e mais fraterna com relação ao seu meio sócio-ambiental.
(U?)topicamente, as escolas tentam implantar projetos de Educação Ambiental, mas ainda parece um pouco teórico visto que a discussão mais acalorada começou na década de 80. Desta forma vê-se tomar corpo uma nova maneira de ensinar, também visto o pensamento dos conteúdos escolares trabalhados de modo Transversal, ou seja, as disciplinas ( Física, Matemática, Biologia e etc..) seriam trabalhadas de forma à interagir umas com as outras, tornando as aulas muito mais dinâmicas, com conteúdos muito mais relevantes e eficiência de ensino-aprendizagem muito maior.
Hoje o mundo pertence ao amanhã.
As desordens em nosso planeta sempre são seguidas de uma ordem, seja ela Física, Biológica ou Social. De acordo com Edgar Morin e a Teoria da Complexidade, a Vida, a Terra obedece a um sistema:
Ordem;
Desordem;
Interação;
Reorganização;
Não é preciso saber da Teoria da Complexidade para entender que o clima na Terra está mudando. As Sociedades estão mudando. Estamos caminhando dia-a-dia para a Desordem. Porém não podemos ter falas fatalistas tais como: “A vida é assim mesmo”, “Isto é o que Deus quer” entre outras. Somos condicionados e não determinados, e isto implica
a participação dos indivíduos não como meros in-divíduos, indivisíveis, mas sim com a grandeza da Pessoa, de um ser natural que caminha e mede o mundo que se apresenta aos seus olhos, que tenta entender o caos, tenta organizar e categorizar coisas com sua mente e deste modo transcende.
A Vida é um fluxo unidirecional de energia que caminha evolutivamente e assim para a perfeição infinita. A Energia que explode em nossos sentidos ao entrar em contato com a natureza é uma experiência espiritual que deve ser levada em conta para a completa emancipação do indivíduo.
ESTE TEXTO FORA ESCRITO PELO NOSSO SEGUIDOR E COLABORADOR WILSON.
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