O espírito do "que caminha pelas matas", em nós habita. Que haja fôlego e disposição.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cachoeirismo: Cachoeira do Borghete 40m (Equipe Camaleão Adventure)

  
Cachoeira do Borghete 40m (Echaporã-SP)

Para aproveitarmos o feriado do dia 12 de outubro de 2011, eu e um pessoal que estuda na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em Jacarezinho-PR, resolvemos praticar cachoeirismo em Echaporã-SP.
Partimos num comboio de três carros, que contabilizando todos os passageiros, somavam-se 15 pessoas. Estávamos no intuito de acamparmos nos arredores da cachoeira do dia 12 para o dia 13. Depois de pouco mais de 1 hora de viagem (dessa vez, fomos por estradas asfaltadas), chegamos na casa de César em Echaporã. Ele já estava no nosso aguardo com todo o equipamento separado, pronto para ser colocado em algum portamalas e, consequentemente usado na hora que chegássemos na cachoeira.
Depois de passarmos em um supermercado para comprarmos provisões para nosso acampamento, todos os carros do grupo, rumava em direção à fazenda onde localiza-se a cachoeira. O clima era de descontração, com um pouco de nervosismo, já que muitos que ali estavam, nunca se imaginaram, até então, descendo uma cachoeira.
Logo depois de estacionarmos os carros próximos à uma casa na propriedade onde se encontra a cachoeira, seguimos numa trilha durante pouco mais de 40 minutos. O final da trilha, de grande dificuldade. Ao chegarmos no topo da cachoeira, onde foi feita a ancoragem das cordas, o pessoal aproveitou para descansar um pouco, e se refrescar numa bela queda d'água que desagua na cachoeira.
Não muito tarde, César, eu, Leandro, Diémerson, e Marcelo, iniciamos o processo de ancoragem das cordas. Utilizamos os mesmo cabos de aços que foram utilizados na abordagem da cachoeira Santa Rosa, no mês anterior. Dessa vez, apenas uma corda guia de descida foi colocada no lugar, e uma corda de segurança de descida. Desceriam um por vez devido ao espaço de saída da cachoeira, como também o espaço positivo relativamente pequeno (nota-se que uns 15 metros da cachoeira sejam positivos, o restante, suspensão negativa total).
Desci por primeiro, devido ao meu baixo peso (sempre sou usado como cobaia nas descidas devido ao peso do meu corpo). Chegando lá embaixo, fiquei à postos para receber pela corda algumas sacolas com proventos do acampamento, tanto como fazer a segurança de quem desceria em sequência. Logo que o próximo desceu, passei o posto de "anjo da guarda" para ele, e fui tratar de arrumar minha barraca no acampamento.
Fazendo a segurança no pé da cachoeira

O lugar que arrumamos para acamparmos era muito bonito. Atrás da queda d'água, na parte negativa da cachoeira, forma-se uma grande fissura horizontal no paredão, que criou algo semelhante à uma entrada de caverna. Um ponto positivo para o local, é que ali, certamente, estávamos bem protegidos do vento, ou da chuva; porém, um ponto negativo daquele local, é que para o grande número de pessoas que ali estavam, o espaço era relativamente pequeno. Mas, assim que todas as providências quanto à preparação do acampamento estavam devidamente tomadas, pudemos desfrutar das descidas intermináveis na cachoeira ( a trilha para o retorno ao topo da cachoeira é fácil, rápido, e curto.
O acampamento
Felipe preparando a descida
Felipe descendo
Thiago desfrutando
Uma descida refrescante

Felipe Martins descendo

Minha namorada Mariana descendo

César (Camaleão Adventure)

César (Camaleão Adventure)

Eu

Eu

Josy descendo

Diémerson e Marcelo fazendo a segurança

Cleiton depois da descida
Se molhando!

Wilson descendo

Vencendo o medo!
Mariana relaxando
Paula se divertindo!
 
O dia seguiu, alegre e descontraído. Claro que, todos, enquanto estávamos operando à cachoeira para nossos amigos desfrutarem, zelamos pela segurança total - para que nossa aventura não tivesse nenhum infortúnio. Quase ao fim da tarde, o churrasco já estava pronto, e, quem não estava descendo a cachoeira, estava comendo (a fome era muito grande pra mim, devido ao consumo de minhas energias corpóreas). Tudo correu muito bem até que as descidas cessaram. Durante à noite, a tradicional fogueira e os violões, teriam o papel de entreter e relaxar todo o pessoal. Depois de tanta alegria, nada como tentar ter uma boa noite de sono dentro da barrac, ouvindo o som da natureza.

Boa noite!


Para mais informãções sobre a Camaleão Adventure:

http://www.facebook.com/pages/Grupo-Camale%C3%A3o-Adventure-Esporte-Aventura/200258713393605

Nenhum comentário:

Postar um comentário