O espírito do "que caminha pelas matas", em nós habita. Que haja fôlego e disposição.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que é Bushcraft?

 Produzindo
Sobrevivendo
 Refletindo


Em uma tradução livre, o termo "bushcraft" pode ser entendido como semelhante à "arte do mato". Bushcraft, nada mais é, do que técnicas de sobrevivência na selva, desde as milenares, até as mais atuais. A técnica, significa obter uma instrumentalização que o próprio ambiente proporciona, para adaptação e ação em uma situação adversa. Construção de um abrigo, obtenção de fogo sem instrumentos convencionais, captação de água potável, ou obter alimento; tudo isso faz parte do bushcraft.
Mais do que sobrevivência imediata, o praticante do bushcraft tem por ideal, conservar a perspectiva de adaptar-se ao meio, tendo em vista que sua situação adversa possa ser de longa duração. Por isso, dá-se a importância à qualquer tipo de informação para enriquecer todo o conteúdo fundamental para a preservação da vida (conhecimentos de geografia, fauna, flora,primeiros socorros), em qualquer circuntância que for.
Outra característica marcante do bushcraft é que, praticado com regularidade, ele tende,  em meio ao caos da vida cotidiana, com os afazeres e obrigações do homem moderno (ou pós), proporcionar, relaxamento,  contato e interação com a natureza selvagem, valorização à vida, controle da mente e do físico, além de tornar o praticante mais apto à preservar-se diante de uma catástrofe de qualquer proporcão. Quando praticado em grupo, estimula a boa relação entre as pessoas, espírito de equipe, zêlo e atenção entre os comuns.
 

2 comentários:

  1. EStas tecnicas eram utilizadas por muitos ex-escoteiros, agora assumido novA mentalidade.
    Chamava-se pioneiria, e cada um ia desenvolvendo técnicas próprias para adaptar-se ao ambiente.

    ResponderExcluir